
No processo de produção de uma publicação corporativa, todos os textos são enviados para a aprovação da fonte. A medida tem como objetivo evitar erros em conteúdos de caráter específico da corporação. Porém, muita gente retorna nos chamando a atenção para a falta de um acento, trema ou hífen que já não vale mais. Isso porque redigimos seguindo as normas da reforma.
O uso das novas regras será exigido oficialmente a partir de dezembro de 2012. Até lá, as duas (a antiga e a nova) são aceitas como corretas e podem ser usadas.
Por aqui, estamos em constante aprendizado e atualização e isso inclui a adaptação às novas regras da ortografia brasileira. Esse período até 2012 existe justamente para que possamos assimilar essas mudanças. Então, vamos usar esse tempo para treinar!
Você sabia?
- Não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (aquelas que possuem o acento na última sílaba). Exemplos: apoia, plateia, colmeia, geleia, jiboia.
Quer saber mais? Clique aqui.
- O Brasil é o primeiro país entre os que integram a CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa) a adotar oficialmente a nova grafia.
Oi Lourdinha, que ótima dica. Esta é a primeira vez que passo pelo seu blog, amei! Sou Brasileira mas nunca morei no Brasil, então tenho muitas duvidas na hora de escrever Português.
ResponderExcluirEstarei sempre por aqui :)
bjos
TataFerr
www.tataferr.com
Olá, gostei muito das explicações, mas acho que você definiu Paroxítona de forma errada, pois Paroxítonas são as palavras que tem a penúltima sílaba Tônica, as que tem a ultima sílaba tônica são as Oxítonas.
ResponderExcluir