quinta-feira, 2 de junho de 2011

Ideia ou idéia ?

Essa é uma das palavras que tiveram sua acentuação modificada pela reforma ortográfica, vigente desde janeiro deste ano. E sua nova grafia tem causado muita estranheza no mundo corporativo, que constantemente ignora algumas das novas regras.
No processo de produção de uma publicação corporativa, todos os textos são enviados para a aprovação da fonte. A medida tem como objetivo evitar erros em conteúdos de caráter específico da corporação. Porém, muita gente retorna nos chamando a atenção para a falta de um acento, trema ou hífen que já não vale mais. Isso porque redigimos seguindo as normas da reforma.
O uso das novas regras será exigido oficialmente a partir de dezembro de 2012. Até lá, as duas (a antiga e a nova) são aceitas como corretas e podem ser usadas.
Por aqui, estamos em constante aprendizado e atualização e isso inclui a adaptação às novas regras da ortografia brasileira. Esse período até 2012 existe justamente para que possamos assimilar essas mudanças. Então, vamos usar esse tempo para treinar!
Você sabia?
- Não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (aquelas que possuem o acento na última sílaba). Exemplos: apoia, plateia, colmeia, geleia, jiboia.
Quer saber mais? Clique aqui.
- O Brasil é o primeiro país entre os que integram a CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa) a adotar oficialmente a nova grafia.

2 comentários:

  1. Oi Lourdinha, que ótima dica. Esta é a primeira vez que passo pelo seu blog, amei! Sou Brasileira mas nunca morei no Brasil, então tenho muitas duvidas na hora de escrever Português.

    Estarei sempre por aqui :)
    bjos
    TataFerr
    www.tataferr.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostei muito das explicações, mas acho que você definiu Paroxítona de forma errada, pois Paroxítonas são as palavras que tem a penúltima sílaba Tônica, as que tem a ultima sílaba tônica são as Oxítonas.

    ResponderExcluir