quinta-feira, 2 de junho de 2011

Plural dos substantivos compostos

 

Sem hífen

Substantivos compostos não separados por hífen seguem as mesmas regras dos substantivos simples, como em: superegos (superego), pontapés (pontapé), metadiscussões (metadiscussão).

Com hífen

Substantivos compostos separados por hífen pode não ser variado, pode variar em um ou nos dois elementos, dependendo de cada caso.

Nenhum elemento muda para o plural quando:

verbo + palavra invariável como: os chora-muito, os anda-devagar etc.
Se formados com verbos de sentido opostos como em: pára-anda, leva-e-traz etc.
Apenas o primeiro elemento muda para o plural quando:
O segundo elemento limitar a idéia do primeiro como em: bananas-maçã (banana-maçã), pombos-correio (pombo-correio) etc.
Se os elementos estiverem ligados por preposição como em: pés-de-moleque (pé-de-moleque), pães-de-açúcar (pão-de-açúcar) etc.
Apenas o segundo elemento muda para o plural quando:
O primeiro elemento é um verbo ou palavra invariável, exemplos:
verbo + substantivo - como em: guarda-trecos (guarda-treco)
advérbio + adjetivo - como em: alto-falantes (alto-falante)
preposição + substantivo - como em: contra-ataques (contra-ataque)
Nos casos em que o primeiro elemento seja composto de formas reduzidas como em grão, grã e bel: grão-duques, grã-cruzes, bel-prazeres etc.
Caso os elementos forem palavras repetidas ou onomatopaicas como em: tico-ticos, reco-recos, corre-corres, tique-taques etc.
Nota: se os elementos repetidos forem verbos é permitido também a flexão dos dois como em: piscas-piscas, corres-corres etc.

Os dois elementos mudam para o plural quando

substantivo + substantivo - como em: couves-flores (couve-flor) substantivo + adjetivo - como em: cachorros-quentes (cachorro-quente) adjetivo + substantivo - como em: más-línguas (má-língua) numeral + substantivo - como em: quintas-feiras (quinta-feira)

Plural de nomes próprios

Seguem as mesmas regras do plural de substantivos comuns, como por exemplo: Rangéis (Rangel), Dantas (Dantas), Nunos (Nuno), Andrés (André) etc.

Metafonia: plural com mudança de timbre

A Letra o (ô) tônico fechado de alguns substantivos no singular muda para a letra o (ó) aberto no plural. Exemplos de plurais metafônicos: o tijolo (ô) / os tijolos (ó); o ovo (ô) / os ovos (ó); o osso (ô) / os ossos (ó) etc. Não mudam o timbre: acordos, bolos, bolsos, choros, confortos, contornos, dorsos, esboços, esgotos, esposos, estojos, ferrolhos, globos, gostos, gozos, rolos, repolhos e toldos.

Plural com deslocamento da sílaba tônica

A sílaba tônica de alguns substantivos se modificam ao passarem para o plural, como em: caráter / caracteres; Lúcifer / Luciferes; júnior / juniores etc.

Substantivos do estrangeiro

Os substantivos estrangeiros aportuguesados seguem as mesmas regras da língua portuguesa. Exemplos: o chope / os chopes; o drope / os dropes; o clipe / os clipes. Os substantivos não aportuguesados acrescenta-se o s apenas, como em: os shorts, os shows etc.

Substantivos de um só número

Apenas plural

Os afazeres, as algemas, os anais, os arredores, as belas-artes, as bodas, as férias (descanso), as cócegas, as condolências, as fezes, os idos, as núpcias, os óculos, as olheiras, os parabéns, os pêsames, as costas (dorso), os picles, os víveres, os Estados Unidos.

Fonte: pt.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário